sábado, 4 de fevereiro de 2012

Retrospectiva 2011: Álbuns Internacionais

Os discos que eu ouvi de 2011 (espero não ter esquecido de nenhum).



21 - Adele
Lançamento: 19 de janeiro.
Segundo álbum da Adele, e já foi um estouro nas mídias. Gêneros, vivências, entusiasmo foram palavras chaves para o sucesso do disco. Além também da bela voz que Adele tem. É um álbum que contém muitas influências de estilos como o folk (influência do disco passado), country americano e blues. Em seus álbuns, o nome é intitulado pela idade de Adele e em comparação com o primeiro álbum, há um amadurecimento notável nas suas composições e no som. Foi um álbum bem aceito pelas críticas e foi primeiro lugar em vários países da Europa e de outros continentes. O grande destaque desse disco foi a música "Rolling In The Deep", faixa abertura do álbum e primeiro single.




Different Gear, Still Speeding - Beady Eye
Lançamento: 28 de fevereiro.
O primeiro disco de estúdio da banda de Liam Gallagher, o Beady Eye. Na primeira e última impressão, um álbum bem fraco, sem muito o que falar. Após o lançamento do álbum do Noel, Liam até começou a dar entrevistas falando que poderia rolar uma possível volta do Oasis. Eu faria o mesmo, porque né, Liam solo não está dando certo, já o irmão...




What Did You Expect From The Vaccines? - The Vaccines
Lançamento: 14 de março.
Eles mesmo já soltaram a pergunta, e o público, claro, deu a resposta. The Vaccines é uma banda nova formada em 2010. Com traços de pós punk no som, "What Did You Expect From The Vaccines?" é um álbum bem produzido e com boas faixas. Devido as progressões, a maioria das músicas se parecem com outras (aliás é notável a semelhança) música como Something dos Beatles ou música do Joy Division. Não é uma banda ruim mas também não foi a melhor coisa que aconteceu em 2011. 




Angles - The Strokes
Lançamento: 18 de março.
Depois de 5 anos de espera, o Angles foi o álbum mais esperado do ano. Após o lançamento o público ficou dividido: uns odiaram, outros amaram. Muita gente esperava por outro Is This It. É, não foi dessa vez. Com a crítica houve bastante elogios. De primeira impressão, o Angles é um álbum bom. Talvez não foi tão aceito por não ser um álbum coeso, porém contém faixas muito boas como "Under Cover of Darkness", "You're So Right", "Taken For a Fool", "Life Is Simple In The Moonlight", entre outras. Para os fãs do Brasil, o presente foi em dose dupla, já que além do lançamento do disco houve também o show da banda no festival Planeta Terra.





Preaching To The Perverted - The Fuzztones
Lançamento: 1 de abril.
(E não é uma mentira) Uma das melhores bandas de garage rock revival. Não chega a ser o melhor álbum, mas é muito bom. Houve algumas mudanças no som, mas nada que fizesse perder a essência. Guitarra e órgão estão bem marcantes nesse álbum. Algumas músicas fazem o álbum mais pacato, um pouco diferente de antes que era mais hiperativo (como no Lysergic Emanations, primeiro álbum da banda). Está no meu top 5 de álbuns preferidos de 2011. Recomendo. 





Nine Types of Light - TV On The Radio
Lançamento: 11 de abril.
Confesso que conheci essa banda ano passado quando estava pesquisando as bandas que iriam tocar no Lollapalooza. Baixei todos os discos pra ouvir. Sinceramente o primeiro disco do TV On The Radio está no top de piores coisas que eu ouvi na vida. Não dava pra ficar muito tempo em uma música, álbum cansativo, ruim e muito chato. Resolvi ouvir o Nine Types of Light e, sem expectativa nenhuma, achei bem melhor que o primeiro. É um disco legal, mas nada de muito chamativo. Para uma banda como TV On The Radio, até que está bom.





Colour Of The Trap - Miles Kane
Lançamento: 9 de maio.
O primeiro do Miles Kane solo e classudo por inteiro. A capa já mostra isso. Já curtia bastante o som dele no The Rascals e no The Last Shadow of Puppets. Colour Of The Trap com certeza está na minha lista de discos favoritos de 2011. E pra quem foi no show dele no festival da cultura inglesa, viu que além de um bom álbum ele faz um bom show. Quem curte Miles, vale a pena ouvir esse.




Eye Contact - Gang Gang Dance
Lançamento: 10 de maio.
Gang Gang Dance é uma banda experimental de Manhattan, EUA. Eye Contact é o quinto álbum da banda. No ano passado eles apresentaram as músicas no Festival Planeta Terra com uma ótima crítica de show devido a ótima interação com o público. As influências do álbum são bastante experimentais com batidas eletrônicas. Um álbum bem dançante por sinal. Eye Contact ficou em várias listas de "Melhores discos do ano". É um bom disco. Pra quem não conhece Gang Gang Dance ou ainda não ouviu o álbum, vale a pena baixar (enquanto podemos né).




Suck It And See - Arctic Monkeys
Lançamento: 6 de junho.
Quarto álbum da banda de Alex Turner, Jamie Cook, Matt Helders e Nick O'Malley. Foi bem aceito pela crítica e pelos fãs da banda. Suck It And See concretiza a mudança de som do Arctic Monkeys que aconteceu no álbum Humbug. Toda a velocidade dos 2 primeiros álbum foi amenizada em Humbug, um álbum mais "sombrio", e nesse atual.  





Velociraptor! - Kasabian
Lançamento: 19 de setembro.
Mais um disco bom de uma das melhores bandas dos anos 2000 até hoje em dia.





Noel Gallagher's High Flying Birds - Noel Gallagher's High Flying Birds
Lançamento: 17 de outubro.
Outro disco muito esperado do ano de 2011. O primeiro single que Noel Gallagher lançou do álbum já mostrava que ele humilharia o álbum inteiro do Beady Eye apenas com "The Death Of You And Me". Já era previsível, não era? Um ótimo álbum de estréia que foi muito bem aceito pelos fãs e pela crítica. Continuou com a fórmula das composições que ele fazia no Oasis. Com 8 faixas, o álbum de Noel Gallagher's High Flying Birds pode ser considerado um dos melhores álbuns, talvez o melhor álbum de 2011. É o Noel.








Lioness Hidden Treasures - Amy Winehouse
Lançamento: 2 de dezembro.
O disco é basicamente do que sobrou. Algumas gravações novas como nas músicas "Our Day Will Come". Algumas faixas também possuem participações como em "Life Smoke" gravada com o rapper Nas. Também há umas 4 que são músicas que ela já havia lançado nos discos passados porém numa versão nova. A grande surpresa desse disco que foi bem aceita, foi a versão de "The Girl From Ipanema". Música de Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim que foi regravada por grandes nomes como Frank Sinatra, por exemplo.





El Camino - The Black Keys
Lançamento: 6 de dezembro.
Sétimo álbum da banda e um dos discos mais esperados do ano. Rápido, sem muita psicodelia, dançante. Há continuidade nos riffs memoráveis, marca do Black Keys desde o primeiro EP. Lançaram o primeiro single, Lonely Boy, primeira faixa do álbum, que vai ficar por muito tempo nas baladas e noitadas. Outra faixa muito bem aceita pelos fãs da banda foi Little Black Submarines, que também aparece em listas de grandes revistas musicais. A Rolling Stone colocou o álbum em 12º na lista dos 50 melhores álbuns do ano. Em algumas listas de uns blogs esse álbum está entre os 3 primeiros. Discordo um pouco, apesar de ser um belo álbum. Ainda prefiro o Brothers.