quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PJ Harvey - Rid Of Me (1993)

Despojada de qualquer luxo e pronta para mostrar tudo, esse é o som de Polly Jean Harvey lidando com seus demônios sexuais. A capa diz tudo sobre Rid Of Me - sensual mas estranha, com o cabelo preto selvagem e olhos semicerrados, ombros finos. Seu sotaque britânico e paixão por riffs de blues com distorção sutil fizeram com que se distinguisse numa época em que o rock estava ameaçando ser soterrado pelo grunge norte-americano. Ainda que fosse o seu segundo álbum, Rid Of Me foi o momento em que realmente PJ Harvey encontrou seu tom, tornando-se um marco indispensável em seu repertório musical.
A música que dá título ao álbum é ácida, furiosa e irada. A combinação da letra quase sussurrada na introdução com a explosão vocal do refrão e o final, com os gritos repetidos de "Lick My Legs, I'm On fire" ("Lamba minhas pernas, estou em chamas"), continuam sendo tão impressionantes e arrepiantes hoje quanto na época em que foram gravados. É um início ousado para um álbum que já começa obcecado pelo desejo, mas termina em um suspiro com a harmonia amorosa de "Ecstasy".
A voz ferina de Harvey encontra o equilíbrio perfeito nas levadas de guitarra, por vezes secas, por vezes distorcidas, soando sempre á beira do abismo, mas sem nunca perder o controle, como fica claro na sedutora "Man-Size" e no boogie incrível de "50th Queenie".
Discreta e pouco intrusiva, a produção de Steve Albini tende a gerar o tipo de material que deixa passar a intimidade direta de um show ao vivo lotado, tornando este álbum o favorito de admiradores como Kurt Cobain.
Os instintos primitivos de PJ harvey foram uma grande influência sem dúvidas em Rid Of Me, um álbum que penetra bem mais no fundo em seu ser do que qualquer outro.


Faixas:

01 - Rid Of Me (Harvey) - 4:28
02 - Missed (Harvey) - 4:25
03 - Legs (Harvey) - 3:40
04 - RubTil It Bleeds (Harvey) - 5:03
05 - Hook (Harvey) - 3:56
06 - Man-Size Sextet (Harvey) - 2:16
07 - Highway'61 Revisited (Dylan) - 2:57
08 - 50ft Queenie (Harvey) 2:23
09 - Yuri-G (Harvey) - 3:28
10 - Man-Size (Harvey) - 3:16
11 - Dry (Harvey) - 3:23
12 - Me-Jane (Harvey) - 2:42
13 - Snake (Harvey) - 1:35
14 - Ecstasy (Harvey) - 4:27


DOWNLOAD

4 comentários:

  1. sempre curti essa mulher...
    Curto pacas a voz dela

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto do estilo de produção do Albini mas eu acho que o disco soa muito baixo e eu não creio que seja pela qualidade de captação do som mas como foi mixado pelo engenheiro de som.

    ResponderExcluir