segunda-feira, 30 de maio de 2011

Algumas novidades de 2011


Há muito que se discute o papel das gravadoras no cenário musical, e este ano, a banda Vanguart, que fazia parte do portifólio de uma grande gravadora volta ao cenário independente. Enquanto o disco não sai do forno, fica a expectativa de saber o quanto isso pode influenciar no trabalho final. 

O Vanguart tinha um contrato com a Universal, mas não lançou nenhum disco de estúdio com o “apoio” desta, apenas seu “multishow ao vivo” gravado no final de 2009 em São Paulo. A Banda chegou até a Universal após muito sucesso, prêmios e destaque no meio independente, sendo considerada por muitos uma das melhores bandas da década e uma das faces da musica independente brasileira. Talvez por isso a parceria com a universal tenha soado estranha para alguns, e no final das contas, acabou sem grandes novidades, sendo rescindida por iniciativa da Banda.

O antigo quinteto liderado por Helio Flanders, que agora conta com a participação de uma presença feminina no grupo, a violinista Fernanda Kostchak, gravou seu próximo disco em sua terra natal, a cidade de Cuiabá. O disco está em fase de finalização e os integrantes da banda prometem seu lançamento para o final de junho.

Ainda no assunto “gravadora” a banda cachorro grande vai mudar os rumos também neste ano. Após uma parceria de 6 anos com a Deckdisc (a mesma da pitty) e o lançamento de 3 discos, com direito a mixagem em Abbey Road, as duas partes romperam, e os cachorros partiram para a Trama, gravadora de médio porte, que transmitiu na internet parte das gravações do álbum a ser lançado este ano. 

O disco que deve sair no meio do ano, é definido pelo vocalista Beto Bruno, confiante com a produção que ficou a cargo dos próprios membros da banda, como o mais Rock´n Roll de todos lançados pelo grupo. Resta esperar pra ver se a banda volta a suas raízes mais sessentistas, ou se vai viajar por outras décadas da história do rock, como foi no caso de Cinema, que flertava com o Space Rock. 

O guitarrista Marcelo Gross também prepara uma surpresa para os fãs, logo após a finalização das gravações do disco da Cachorro Grande, ele é quem entra em estúdio para gravar seu primeiro álbum solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário