segunda-feira, 8 de junho de 2009

Supergrass


Em meados da década de 90, o rock parecia já ter feito e vivenciado de tudo. O clássico, o punk, o progressivo, o grunge e tantos outros movimentos que fizeram dele um dos estilos de música mais amados do mundo e sem dúvida alguma, o mais revolucionário. Em meio a este cenário de "ressaca pós-movimentos-significativos", quando parecia não haver nada de novo na Inglaterra, eis que na tentativa de criar algo novo, surge o britpop, que segundo os próprios meios de comunicação ingleses, é definido sendo a "terceira grande invasão britânica" na música. Tendo bandas como Oasis e o Blur, o britpop teve sua fase áurea no meio dos anos 90, mas no final da mesma década já apresentava sinais de cansaço, embora atualmente pareça ter tomado uma dose extra de energético, providenciada pela cena indie britânica. Diante desta história, o Supergrass é uma das bandas mais renomadas desse movimento.
A história do Supergrass começa em Londres, Inglaterra, no ano de 1994. Gaz Coombes (vocalista e guitarrista), Danny Goffey (Baterista) e Mick Quinn (Baixista), formam o trio que apostou todas as fichas no circuito "indie" e num curto espaço de tempo alcançou o estrelato vendendo milhões de cópias.
Ainda em 1994, o Supergrass lançou o single 'Caught By The Fuzz', que impulsionou a banda ao sucesso, com cerca de 250 mil cópias vendidas. Recebendo elogios do já famoso Blur, e em pouco tempo abrindo show para ele, o Supergrass estava com a faca e o queijo na mão para dominar o mundo.
Em 95, eles lançam seu primeiro álbum, I Should Coco, com uma das músicas chamada Alright, (aposto que você já escutou) e se transformam de modo quase instantâneo, em fenômenos do britpop.
Se você ainda não conhece o Supergrass, ouça o cd I Should Coco, de 1995, que é o primeiro álbum da banda e o Road To Rouen, de 2005. No Road To Rouen há umas mudanças na sonoridade, eles utilizam instrumentos como cítara, instrumentos de sopro e bateria eletrônica em algumas faixas. Além dessas mudanças, o disco reflete o momento conturbado pelo qual a banda passou nos últimos tempos, referente à droga e outros assuntos pessoais.
Mais informações: www.supergrass.com/

1995 - I Should Coco
1997 - In It For the Money
1999 - Supergrass
2002 - Life On Other Planets
2005 - Road To Rouen
2008 - Diamond Hoo Ha Man

2 comentários: