quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Audioslave

http://userserve-ak.last.fm/serve/500/27145831/Audioslave.jpg

Formada a partir da união dos ex-integrantes do Rage Against The Machine (Tom Morello (guitarra), Tim Commerford (baixo) e Brad Wilk (bateria)) com o ex-vocalista do Soundgarden (Chris Cornell) o Audioslave ficou na ativa entre 2001 e 2007, quando Chris decidiu deixar a banda.
Para falar de Audioslave, começemos falando das bandas anteriores dos integrantes.
O então vocalista do Rage Against The Machine, Zack de la Rocha, abandonou a banda em 2000 para seguir em carreira solo, enquanto os integrantes remanecentes partiram em busca de um novo vocalista; que pouco depois encontraram, recebendo Chris para um ensaio.
Já Chris Cornell vinha do também bem sucedido Soundgarden, que ao lado de bandas como Nirvana, Alice In Chains e Pearl Jam, representava o movimento grunge da década de 90, e que acabou devido a brigas internas. Chris, após o Soundgarden, continuou em carreira a solo lançando um álbum em 1999 intitulado "Euphoria Morning".
Em março de 2002, ja com a banda pronta, o Audioslave fez anunciou sua participação no OzzFest, festival produzido por ninguém menos que Ozzy Osbourne.
Ainda em 2002, 13 das 21 músicas do primeiro demo da banda cairam em mãos erradas, e acabaram na internet, fato pelo qual lamentou Tom Morello:
"Foi uma pena porque a gente gravou 21 músicas, e vazaram cerca de 13, exatamente o número para um álbum. E então foi muito frustrante, porque a gente sabia que aquelas demos tinham tanto em comum com o disco quanto um carvão e um diamante. Três ou quatro vezes por dia, alguém vinha me dizer ‘eu ouvi o seu disco’, e eu respondia ‘não, você não ouviu! Eu juro que você não ouviu!’ e eles tentavam me convencer ‘Ah não cara, eu ouvi seu disco!’."
Realmente o primeiro álbum da banda, "Audioslave", tem pouca coisa da demo vazada. Dai pra frente, em 2003 a banda passou a maior parte em turnê de divulgação do seu álbum.
Em 2005 lançam seu segundo álbum "Out of Exile", que obteve grande repercussão nas paradas, conquistando o topo na Billboard e em diversos outros países. Na ocasião do lançamento, a banda foi à Cubafazer um show inédito e gravar também um DVD, batizado "Live In Cuba".
Em 2006, lançado seu último álbum "Revelations", Chris Cornell anuncia sua saída da banda alegando "diferenças irreconsiliáveis", o Audioslave então chega ao fim.

Curiosidades:
A banda na verdade deveria chamar-se Civillian (daí o nome do primeiro demo), mas devido a outra banda de mesmo nome, Chris sugeriui Audioslave. Ja existia um Audioslave, porém dessa vez, um acordo comercial permitiu o uso do nome.
O Audioslave era uma banda conflituosa, devido ao fato de terem duas gravadoras e dois grupos empresariais: De um lado a Epic/Sony Music do Rage Against the Machine e de outro a A&M/Interscope do grupo Universal, gravadora de Chris Cornell.
Após a saída Chris Cornell continuou sua carreira a solo, e atualmente tem mais 3 álbuns oficiais: Carry On, Unplugged in Swedeen e Scream.
Já o Rage Against vem fazendo shows em sua formação original, e é cogitada uma possível volta da banda.
Mais informações: www.audioslave.com/; www.ratm.com

DISCOGRAFIA:
2001 - Civillian demo
2002 - Audioslave
2005 - Out of exile
2006 - Revelations

Nenhum comentário:

Postar um comentário