sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Iggy & The Stooges confirmados no Planeta Terra

Reunindo nomes como Sonic Youth, Primal Scream e The Ting Tings, o Planeta Terra 2009 ganha um reforço de peso: Iggy Pop, o cantor que é considerado um dos maiores ícones do punk e lenda viva da música.
Nascido em 21 de abril de 1947, James Newell Osterberg, que só adotaria o nome Iggy Pop muito mais tarde, era um garoto tímido e introvertido até encontrar seu caminho na música. Seu primeiro contato com a música veio com amigos da escola ao integrar a banda The Iguanas tocando bateria.
A primeira ascensão veio liderando o grupo The Stooges, formado em 1967 ao lado de Dave Alexander, no baixo, e dos irmãos Ron Asheton e Scott Ashenton, guitarra e bateria, respectivamente. Com seu período mais ativo no início da década de 70, o grupo lançou três discos: The Stooges (1969), Funhouse (1970) e Raw Power (1973).
Depois da dissolução do grupo em 1974 com um longo período de inatividade, a banda se reuniu novamente em 2003, quando Iggy se reuniu com os irmãos Asheton. Oficialmente reunidos, com Mike Watt no baixo, o grupo convocou o saxofonista Steve Mackay, que participou do disco Fun House, e gravou um DVD ao vivo e um disco de inéditas, The Weirdness, em 2007, com a produção de Steve Albini, que já trabalhou com o Nirvana.
Com uma intensa agenda de shows entre 2003 e 2008, a banda tocou em cinco continentes, passando pelo Brasil em 2005, e marcou presença em festivais de nome, como o Lollapalooza.
Em janeiro de 2009, a banda recebeu a notícia da morte do guitarrista Ron Asheton, encontrado morto em sua casa após um ataque cardíaco aos 60 anos. Um comunicado definiu o músico como "insubstituível". Com a morte de Asheton, os Stooges recrutaram outro nome familiar para assumir o instrumento: James Williamson, guitarrista que tocou com o grupo entre os anos de 1971 e 1974.
Em sua carreira solo, Iggy Pop lançou mais de 15 álbuns e trabalha atualmente na divulgação do disco Préliminaires, lançado neste ano e que mostra uma faceta pouco conhecida do cantor. Interpretando alguns temas clássicos do jazz, o vocalista também incluiu neste repertório a canção How Insensitive, versão de Insensatez, música de Tom Jobim.

Um comentário:

  1. Muito bom o seu blog, gostei tanto que recomendei no meu (e o booom music também está lá). Se puder dar uma passadinha pra conferir...

    ResponderExcluir