sexta-feira, 13 de maio de 2011

Quem Precisa do Rock In Rio?

Agora que todas as principais atrações do rock in rio foram confirmadas, fica a pergunta – Quem precisa do Rock in Rio?

Esse festival que teve a sua primeira edição em 1985, com bandas como Queen, AC/DC e Iron maiden, depois outras duas edições em terras cariocas, até resolver se tornar um imigrante europeu, como bom brasileiro que é, indo parar em Lisboa e Madri, agora volta para mais uma edição no Brasil, sendo muito criticado por uma enorme quantidade de atrações não roqueiras.

A verdade é que a primeira edição do Rock in rio, representou um marco para a música brasileira, pois os grandes nomes da musica internacional não chegavam a tocar por aqui, nem haviam grandes festivais para os músicos oriundos desta terra. Isso fez a marca “Rock In Rio” ganhar tamanha notoriedade, o evento tinha hino e cidade própria, e até hoje quando se fala este nome, as pessoas imaginam algo grandioso e único. Por causa dessa popularidade que o evento ganhou, é normal que a nova edição, traga em seu line up atrações mais populares e menos roqueiras, indo desde cantores de axé a trilha de novela. O que vale agora é atrair a atenção de todo mundo, todos os gostos, pra esgotar os ingressos (o que já aconteceu) e manter o status de grande festival.

Passados vinte e cinco anos da primeira edição, o Brasil já virou rota de muito musico internacional de renome, já temos outros grandes festivais, que mesmo engatinhando perto do que acontece na Europa e Eua, são nossos, e ninguém tira. Yes We Can. Então eu volto com a pergunta - Quem precisa de Rock in Rio?
Hoje ele serve como uma espécie de comemoração do que aconteceu em 1985, os pais falam “fui ao primeiro rock in rio!” como algo fantástico, e o era de fato, pois o Brasil era outro. Hoje não é mais novidade falar que se foi em qualquer festival, porque acontecem todo ano e em maior quantidade, e sempre haverá algum que agradará mais um certo tipo de público que outro. Ele não é maior que nenhum Planeta Terra ou o novo SWU. Rock In Rio não abre mais as fronteiras brasileiras.

Se você quer ver o Elton Jhon ou o Red Hot Chili Peppers, vá ao festival. Mas se o que você procura é algo com clima de Rock In Rio I. Esquece. Aquela sensação de novidade e euforia não vai mais acontecer no Brasil, o que sobra é o público pressionar para que os eventos sejam cada vez maiores e com atrações pra deixar qualquer Glastonbury com inveja. Enquanto isso não acontece, não vale mais criticar a falta de Rock no Rock in Rio, já passou a hora. Agora é esperar confirmar as atrações dos outros festivais, e escolher o que mais agrada. No fim o que vale, é o que você gosta.

Um comentário:

  1. rock rio perdeu sua ideologia como quase tudo perdeu a essência depois de 25 anos.

    O Medina é empresário e esse povo gosta de dinheiro. Mais que normal ele agregar um monte de estilos musicais para ter todos os públicos.

    Atualmente, sou da teoria:
    não adianta nada ficar reclamando

    ResponderExcluir