quinta-feira, 7 de julho de 2011

Falando Em Música Entrevista: Filipe Catto


A entrevista de hoje é com Filipe Catto, músico jovem de voz potente e presença marcante. Mesmo com poucos anos de carreira, Filipe tem um EP gravado chamado "Saga" e música em trilha sonora de novela. Agora, ele vai lançar seu primeiro disco pela gravadora Universal.


Falando em Música: A forma como você interpreta suas musicas ao vivo é bastante marcante, tão poética quanto as suas composições, que possuem bastante vigor, surpreendem pela carga emocional que trazem, e pela qualidade da escrita. A você, o que encanta mais, o momento da composição, a criação, ou a função de interprete te traz mais emoção?

Filipe Catto: Na verdade, cada momento tem seu valor específico. Adoro o momento de compor, adoro poder receber o lampejo da canção... mas, sinceramente, meu tesão maior é o palco. Eu só consigo dar vida, de fato, a uma canção quando eu toco ela pro público. Antes, ela fica meio que suspensa na minha cabeça... mas no momento em que ela é colocada para o público, ela existe de fato. No fim das contas, é naquele templo que tudo acaba ganhando vida, onde eu posso viver cada palavra e ser a coisa que antes só existia no meu íntimo.

F.E.M: Muitos artistas saem de sua terra natal e encontram inspirações diferentes. Sua passagem por Nova York foi importante artisticamente? Em que momento você mais sente essa influência? A mudança agora pra São Paulo, também te trouxe esses sentimentos?

Filipe Catto: Quando eu estava em NY, eu não consegui escrever nada que prestasse... talvez porque as experiências que eu estava vivendo dentro do furacão já me tomassem naquele instante. Quando eu voltei pro Brasil foi que eu consegui olhar praquilo de fora e fruir, compor sobre tudo o que eu vivi e ver tudo de uma outra forma. Mudar é bom, e mudar de cidade traz, naturalmente, outros ângulos. São Paulo, agora, me deu um berço muito forte pra poder me expressar mais livremente. Aqui eu to podendo ser mais leve, e também, de certa forma, mais ousado e mais contemporâneo.

F.E.M: Qual é a sua relação com a platéia enquanto você está no palco? Que reações você espera dela, e como essas reações podem mudar o curso do show?

Filipe Catto: Minha relação é sempre de muito respeito. Eu to fazendo uma tour pelos CEUs da periferia de São Paulo agora, e está sendo uma puta experiência incrível, porque as pessoas ali são extremamente espontâneas e críticas. Não tem enganação, ou você faz o show pra valer, ou está ferrado. Eu acho que não dá pra subestimar nenhum público, o lance é se entregar de coração em cada apresentação, porque aquilo é, no mínimo, transformador pra si, como artista. E sempre tem que se pensar que cada pessoa ali saiu de casa e deixou de ver a novela pra te assistir... e que tem o direito de se emocionar. Eu não sou muito pautado, no palco, pelo roteito. Há, sim, um roteiro, mas rola sempre um jogo de cintura sentindo a vibe da platéia... o negócio é fazer com alma e se deixar levar mesmo, com respeito e profissionalismo, sempre.

F.E.M: Em entrevistas você já citou Elis Regina e Pj Harvey como influências musicais, e nos outros campos da arte como cinema ou literatura, o que ou quem te interessa?

Filipe Catto: Hilda Hilst, primeiro, porque os textos dela são extremamente musicais... rola uma vertigem ali... uma sucessão rítmica de palavras que me deixa completamente pasmo. No cinema eu curto muito os caras mais oníricos, tipo o Lynch, o Wong Kar Wai, o Coppola, a Sofia Coppola, que levam a gente prum outro mundo mesmo... Eu amo também os retratos do Mapplethorpe, os trabalhos do Matthew Barney, da Adriana Varejão, os filmes do Almodóvar, os shows que o Fauzi Arap dirigiu... tem muitas referências.

F.E.M: Você canta nos shows e vai gravar Reginaldo Rossi e Dia Perfeito da Cachorro Grande. Que outros artistas você tem vontade de interpretar e ainda não teve oportunidade?

Filipe Catto: Tem diversas músicas que eu amo e to de olho pra shows ou futuros discos. Tem de Erasmo a Tulipa, de Marianne Faithful a Luz Casal, de Pélico a Junio Barreto e Nina Simone...

F.E.M: Seu Álbum já está em processo de gravação? Como está sendo esse momento de preparação e expectativa pro disco?

Filipe Catto: Foi gravado já, mas os detalhes eu dou depois. Por enquanto eu vou deixar o mistério... Pra mim, foi surpreendente, to muito feliz com o resultado coletivo desse processo louco que é se internar num estúdio e fazer a coisa acontecer. Já tem nome, já tem capa, já tem tudo. Depois a gente conversa.

3 comentários:

  1. Filipe Perfeito!
    Grava Alabama Song!
    Thur, adorei.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!!!
    Entrevista está leve, uma delícia!
    Parabéns people!

    ResponderExcluir
  3. Quando vejo Filipe cantar eu vejo nele a mesma garra e o amor que Elis tinha pela música, além de cantar ele interpreta muito bem suas músicas, olho para ele vejo um jovem cantor com alegria no que faz, com sentimento, faz muito tempo que não sentia isto com música, esta elevação espiritual.
    Senti isto com o grande Cazuza, Elis, Cássia, bem poucos mesmo..e agora com Filipe...vc conseguiu Filipe, vc chegou lá, vc sente a música e sua elevação espiritual...eu só posso te desejar....toda sorte do mundo...

    ResponderExcluir