quarta-feira, 13 de maio de 2009

Coldplay

http://attitude.themercury.news.com.au/images/pastsaycheese/coldplay.jpg

O quarteto é formado por Chris Martin (piano e voz), Jonny Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion (bateria). Martin e Buckland se conheceram em 1996, logo nos primeiros dias de aula na University College London. Da amizade, surgiu o núcleo do que viria a ser o Coldplay.
Logo depois Berryman se juntou ao dois e o trio se apresentava como Pectoralz. No ano seguinte, teve seu nome mudado para Starfish. Em 1998 chega o último integrante, Will Champion. Ele originalmente não tocava bateria e aprendeu o instrumento para entrar na banda, que logo em seguida foi batizada de Coldplay. No mesmo ano lançaram seu primeiro EP, Safety, com apenas 500 cópias. Entre as que foram distribuídas a gravadoras e amigos, sobraram apenas 50 para a venda ao público.
Em meados do ano seguinte vem o Parachutes, seu primeiro álbum de estúdio que, tinha venda esperada de 40 mil cópias, porém, as músicas 'trouble' e 'yellow' sofreram uma rápida popularização nas rádios européias. Somente no Reino Unido, de julho a dezembro venderam mais de 1,6 milhões de cópias.
A banda regressou aos estúdios de gravação em outubro de 2001 para trabalhar em um segundo álbum. E o selo Capitol, da EMI, lançou o segundo álbum da banda A Rush of Blood to the Head, em 2002.
No final de junho de 2005 é lançado o terceiro álbum da banda, X&Y. O álbum chegou ao segundo lugar da UK Album Chart com 464.471 cópias vendidas na primeira semana.
O quarto álbum do grupo, foi lançado no dia 12 de Junho de 2008 nos Estados Unidos, intitulado Viva la Vida or Death and All His Friends.
No dia 30 de agosto em entrevista para BBC 6 Music, Martin declarou que o 5° disco da banda está previsto para dezembro de 2009, aguardemos.
Site oficial: http://www.coldplay.com/

1999 - The blue room [EP]
2000 - Parachutes
2002 - A rush blood to the head
2003 - Coldplay Live
2005 - X&Y
2008 - Viva la vida or death and all his friends
2009 - Leftrightleftright

Nenhum comentário:

Postar um comentário