sexta-feira, 17 de julho de 2009

Green day


Integrantes: Billie Joe Armstrong (Vocal e Guitarra), Tré Cool (Bateria) e Mike Dirnt (Baixo e Vocal).
A música melancólica dos anos 90 chegou ao seu auge quando Kurt Cobain se matou em 1994. Foi nesse mesmo ano que uma banda apareceu para o mundo e resgatou a diversão do rock n' roll.
O Green Day trouxe a velocidade de volta ao rock, e pra fazer isso eles só tiveram que copiar o som dos anos 70, mas ao contrário daquela época, eles conseguiram o apoio da mídia e das gravadoras.
Com seus 2 discos independentes ("39/Smooth" de 1990 e "Kerplunk" de 1992), eles tinham conquistados alguns fã, mas com o lançamento por uma grande gravadora, eles conquistaram o mundo. O primeiro lançamento pela Reprise Record foi o Dookie em 1994, que foi o passaporte para os grandes festivais da época.
Quando eles lançaram o "Insomniac" no ano seguinte, ficou provado que eles tinham vindo pra ficar. Apesar das letras desse disco serem depressivas e pesadas o humor de antes ainda estava presente.
Depois de todas aquelas letras sobre masturbação e fumaceira, chegou uma fase que a banda cansou da puberdade. "Good Riddance (Time of you life)" foi a primeira composição séria do Green Day. A seriedade rendeu o primeiro Video Music Awards da carreira.
O sucesso da balada "Time of your life" inspirou e permitiu o Green day a continuar experimentando diferentes sonoridades nos seus discos.
"Warning", o sexto álbum do Green Day,e é diferente de tudo que eles já tinham feito. Eles queriam ir além dos três acordes e já não tinham mais idade pra falar das angústias de um adolescente. As principais influências para esse disco, foram: Bruce Springsteen e Bob Dylan.
"Warning" é um dos melhores discos do Green Day, mas também é a maior frustração da banda. O por que? Os fãns não aceitaram esse novo som adulto da banda, e o Green Day perdeu sua popularidade. Nessa situação, eles ficaram em um dilema: ou eles seguiam a fórmula batida dos discos anteriores, ou envoluiam para outro nível. Essa dúvida quase acabou com a banda.
Em 2003, o Green Day completou 3 anos sem lançar nenhum disco inédito. Nessa época, eles fizeram um projeto paralelo bem diferente do Green Day, o The Network!
O Green Day ficou mais uma vez sem lançar nenhum disco inédito, dessa vez por 4 anos. O resultado disso foi a preparação do disco mais ambicioso da carreira deles.
As calamidades cometidas por George Bush enquanto mandava na casa branca, inspirou não só o Green Day, como Eminem e Neil Young também, mas o Green Day foi além de todos. A revolta política da banda os inspirou a fazer a maior obra da carreira, o sétimo disco, o American Idiot de 2004.
American Idiot foi um grande sucesso, e de cara estreiou no primeiro lugar das paradas. Mas o disco também foi alvo de muitas críticas.
"21st Century Breakdown", o oitavo disco da banda, é um disco que aborda as incertezas do futuro do planeta.
Para a banda, mais importante do que o atual sucesso "21st Century Breakdown", é que diferentemente do início da carreira, agora eles são uma banda de rock séria, respeitada e relevante.
Mais informações: http://www.greenday.com

ÁLBUNS:
1990 - 39/Smooth
1991 - Kerplunk
1994 - Dookie
1995 - Insomniac
1997 - Nimrod
2000 - Warning
2004 - American Idiot
2009 - 21st Century Breakdown

COMPILAÇÕES:
2001 - International Superhits
2002 - Shenanigans

Nenhum comentário:

Postar um comentário