segunda-feira, 10 de agosto de 2009

New Order


Formado em 1980 em Manchester (Inglaterra), o New Order era constituído inicialmente por três ex-integrantes do Joy Division, cuja carreira foi prematuramente cancelada com o suicídio do vocalista Ian Curtis, em maio de 1980. Os membros remanescentes do Joy Division, Bernard Sumner (guitarra), Peter Hook (baixo) e Stephen Morris (bateria) decidiram continuar, apesar da tragédia, e optaram por mudar o nome para New Order, denominação que deveria trazer implícita a idéia de mudança, mas que despertou suspeitas entre os jornalistas sobre as filiações políticas do grupo (“Nova Ordem” era o que Adolf Hitler pretendia impor à humanidade caso tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial).
Em junho de 1980, Sumner, Hook e Morris fizeram sua primeira gravação de estúdio acompanhando Kevin Hewick. A faixa resultante desse trabalho, “Haystack”, foi editada na coletânea “From Brussels With Love”. A canção foi uma das primeiras a fazer parte do novo material que o trio vinha compondo logo após a morte de Ian Curtis. Uma segunda música, “A Piece of Fate”, também foi gravada com a participação de Hewick, mas este fonograma nunca viu a luz do dia. Kevin retrabalhou esta faixa ao longo dos anos e ela foi lançada pelo cantor em 1993 com o nome “No Miracle”. No mês seguinte, a banda faria algumas gravações demo no famoso estúdio da banda Cabaret Voltaire, o Western Works, em Sheffield (UK). As famosas “Western Works Demos” continham uma música que vinha sendo trabalhada ainda com o Joy Division (“Ceremony”, que na demo aparece cantada por Stephen Morris) e, ainda, mais três faixas totalmente novas (“Truth”, “Dreams Never End” e “Homage”).

Após algumas apresentações ao vivo como trio, Gillian Gilbert foi integrada à banda para tocar teclados e guitarra, enquanto Bernard Sumner se consolidava no posto de vocalista, ocasionalmente divido com Peter Hook. Gillian fez sua primeira participação no grupo quando ainda se chamavam Joy Division: num show em Liverpool, por conta de um incidente que feriu a mão de Sumner, ela o substituiu na guitarra.
O primeiro single do New Order, lançado em 1981, continha duas músicas escritas ainda nos tempos do Joy Division, mas que ainda não haviam sido terminadas por causa da morte de Curtis: “Ceremony” e “In a Lonely Place”. Em setembro do mesmo ano, pela Factory Records, gravadora independente que os abrigava desde 1978, lançam o compacto “Procession”, que antecedeu o lançamento de “Movement”, o primeiro álbum, em novembro.

Power, Corruption and Lies; Low Life e Brotherhood
O New Order foi o pioneiro na ligação da musica electrônica ao Rock, revolucionaram a que é hoje conhecida como Dance Music. Com o disco Power, Corruption and Lies, de 1983, eles mudaram de direção musical, se distanciando de vez da sombra de Ian Curtis e partindo para músicas mais dançantes, inspirados por Kraftwerk, Afrika Bambaata, Disco Music e Giorgio Moroder. A banda também, a partir desse disco, adota uma postura nas letras sem sentido e de abstracionismo, oposto ao lirismo desesperado de Ian Curtis. Os singles desse ano foram Blue Monday (vide abaixo) e Confusion (uma música com uma batida hip-hop muito forte). No ano seguinte, mais dois grandes singles - Thieves Like Us e The Perfect Kiss.
Blue Monday é considerada como uma das músicas mais importantes da cena eletronica dos anos 80 por misturar o Synthpop com influencias da cena de clubes de Nova york. O produtor Arthur Baker, da tal cena, colaborou no single seguinte, Confusion.
Logo depois em 1985 lançam Low Life, que emplaca singles como Love Vigilantes e The Perfect Kiss(clipe esse que foi dirigido por Jonathan Demme).
Em 1986, foi lançado Brotherhood, album que continha uma das músicas mais famosas do quarteto, Bizarre Love Triangle. Nesse ano tambem é laçado o single State of the Nation

Substance e Technique
Em 1987 a banda lançou seu disco mais famoso, a coletânea Substance (no ano seguinte seria lançada uma coletanea do Joy Division com o mesmo nome). O disco contém todos os singles lançados até aquele momento. Músicas como Bizarre Love Triangle e Sub-Culture são as versões do single, diferentes das versões dos respectivos albums. A banda entrou, naquela época, em uma nova fase, com um som mais pop e limpo com singles como True Faith e Touched By The Hand Of God.
O disco Technique, de 1989, é , para muitos, um retrato fiel do auge da acid house. O disco foi concebido na época em que a casa noturna Hacienda da gravadora do New Order, a Factory Records, estava sendo invadida pela Acid House. World In Motion, primeiro single do New Order a alcançar #1 nas paradas britânicas, foi feita para a seleção Inglesa de futebol sob o nome de NewEnglandOrder, e lançada em 1990, na mesma época em que Bernard Sumner formava a banda paralela Electronic com o guitarrista dos Smiths, Johnny Marr. Peter Hook também acabou formando um projeto paralelo chamado Revenge.

Republic e pausa
Republic foi lançado em 1993 após a saida do New Order de sua gravadora, a Factory Records e mostra um New Order já um tanto desgastado. O single Regret foi um hit nos E.U.A… Após esse disco, os integrantes pararam as atividades do New Order e cada um foi trabalhar em seus projetos paralelos: Bernard com o Electronic, Peter com o Revenge (ou Monaco) e os “outros dois”, Stephen e Gillian, formaram o Other Two.
Em 1994 a coletânea The Best Of New Order foi lançada com vários dos singles do Substance, mais algumas faixas mais recentes. Em 1998 a banda voltou a ativa e voltou a tocar músicas do Joy Division como “Transmission” e “Atmosphere”.
Get Ready e Waiting For The Siren’s Call
Em 2001 a banda lançou o disco Get Ready e o que se notou foi uma grande mudança na parte músical, mais focada na guitarra do que nos teclados, como mostra os singles Crystal e 60 MPH. Billy Corgan do Smashing Pumpkins participa da música Turn my way e também da turne do disco.
Em 2005 a banda lançou Waiting For The Siren’s Call, um disco que repete a formula do seu antecessor. Singles como Krafty e Jetstream foram muito bem recebidos. A banda passou recentemente em tournê pelo Brasil e Peter Hook já afirmou que há músicas suficientes para um novo disco.

Fatos
Apesar do disco Movement possuir ainda um forte rescaldo do som depressivo e monolítico do Joy Division, o grupo começou a investir mais seriamente com a música eletrônica. Por conta dessa mudança de direcionamento musical, que aconteceu muito gradualmente, grande parte do público considera a morte de Ian Curtis como o marco que separa radicalmente os dois grupos, Joy Division e New Order. No entanto, é necessário fazer duas ressalvas. A primeira: algumas canções do Joy Division, como “She’s Lost Control”, “As You Said” e “Isolation” já introduziam experimentações eletrônicas, antecipando os caminhos que mais tarde seriam seguidos pelo New Order. A segunda: foi Ian Curtis quem introduziu Bernard, Peter e Stephen, ainda no Joy Division, ao rock eletrônico do Kraftwerk, ao Krautrock, à trilogia pop-eletrônica de David Bowie (os álbuns “Low”, “Heroes” e “Lodger”) e aos trabalhos de Brian Eno. Portanto, pode-se dizer que o New Order nasceu virtualmente no Joy Division.

Blue Monday
Com 7 minutos e meio de duração, Blue Monday é o single de maior duração que já alcançou as paradas britanicas. É conhecido como o single mais vendido da história musical, mas a Factory não era membro da Industria Fonográfica Britanica e, sendo assim, não puderam receber um disco de ouro. Apesar disso, a Companhia das “Paradas” do Reino Unido estima que as vendas ultrapassaram um milhão de cópias no Reino Unido.

Curiosidades
A banda The Killers tirou seu nome a partir do clipe de Crystal, a partir a banda ficticia que aparece no clipe. O nome esta escrito no bumbo.
O vocalista Bernard Summer tem um projeto paralelo juntamente com Johnny Marr, guitarrista dos Smiths, chamado Electronic, com a colaboração dos Pet Shop Boys em seu primeiro álbum, lançado em 1991. Karl Bartos, que integrou o Kraftwerk, participou do álbum Raise the Pressure em 1996. O Baixista Peter Hook também tem seu projeto, no começo chamado de Revenge e depois de Monaco. Na década de 90, Stephen e Gillian formaram um duo de nome bem interessante, o The Other Two.

Pra quem não conhece New Order, baixe a música Blue Monday.
Download Blue Monday.

DISCOGRAFIA:
1981 - Moviment
1983 - Power, Corruption and Lies
1985 - Low Life
1986 - Brotherhod
1987 - Substance
1989 - Technique
1993 - Republic
2001 - Get Ready
2005 - Waiting for the Siren’s Call
2006 - Singles
(Será postado todos)

Um comentário:

  1. Excelente Post!!! New Order foi realmente revolucionário!!!

    Rodolfo Ambrus

    ResponderExcluir