domingo, 9 de agosto de 2009

Os Cascavelletes

Os Cascavelletes foram uma banda de rock revolucionária surgida na metade da década de 80' em Porto Alegre. Formada inicialmente por Flávio Basso (vocais e contrabaixo), Ney Wannsoria (guitarras e vocais), Frank George (Jorge Otávio Pinto Pouey de Oliveira, teclados e vocais) e Alexandre "Lord" Barea (bateria e vocais).
Flávio Basso e Nei Van Soria eram ex-integrantes da primeira formação do TNT, juntamente com Charles Master e Felipe Slotz. Frank Jorge era ex-integrante da banda Prisão De Ventre, na primeira formação era tecladista, mas o acaso acabou levando-o a assumir o contrabaixo: em um show na Cidade Baixa (tradicional reduto roqueiro de Poa), seu teclado foi furtado. Logo adota as seis cordas. Conforme Frank, foi nos Cascavelletes que perdeu a timidez de tocar no palco e pegou experiência de estrada. "Lord" Barea vinha de experiências anteriores com bandas de rock pesado, entrou na banda a convite de Frank.
Um dos grandes trunfos da banda eram suas apresentações ao vivo, um show dos Cascavelletes era algo meio surreal, coisa de filme mesmo: brigas, mulheres semi-nuas, alcóol em doses gigantescas, muita maconha pelo ar... Tudo "regido" pela banda, estavam sempre tão chapados que raramente os shows tinham hora para começar, e muito menos para acabar. Várias vezes os roadies da banda eram quem animavam e acalmavam o público: Gilberto Barea e Jacques Sambora começaram o embrião da Rosa Tattooada em apresentações relâmpago nesses períodos de entorpecimento de Flávio & Cia.
Se a qualidade musical dos membros da banda deixava a desejar, as performances de palco de cada integrante e o desempenho coletivo compensava em proporção inversa, no ítem diversão, eram imbatíveis; apresentações memoráveis, uma loucura intensa, tanto no palco como no público.
No Cascavelletes, Flávio Basso foi muito comparado com Mick Jagger.
Suas influências maiores eram os Rolling Stones e os Beatles, mas possuíam uma originalidade, tanto no som quanto nas letras. Com seu rock "pornográfico", abusado e sacana arrebataram uma legião interminável de fãs. Relatavam em suas letras o lado anárquico dos adolescentes da capital, suas desaventuras, romances frustrados e irresponsáveis, tudo com uma facilidade e honestidade incrível.
Pouco tempo após o lançamento do EP Os Cascavelletes, Frank resolve sair da banda, alegando que havia uma grande disputa entre Flávio Basso e Nei Van Sória, e ele não tinha espaço para colocar suas idéias em prática.
Em 1989, já com novos integrantes (Luciano Albo no baixo e Cocaine Bluesman nos teclados), Os Cascavelletes lançam Rock'a'Ula pela EMI-ODEON e emplacam o hit "Nega Bom Bom", que fez parte da trilha sonora da novela Top Model. Com direção artistica de Jorge Davidson e produção de Dé do Barão Vermelho, o disco foi gravado no Farm Estúdio no Rio de Janeiro. Trazia ainda, entre outras, "D.I.S.C.O - A Garota da Rua", "Eu Quis Comer Você", "Gato Preto", "Baby Satanás", "A Moto" e a genial "Lobo da Estepe".
Em 1991, Os Cascavelletes atingem a marca dos 500 shows pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Sai o terceiro e último disco do grupo com apenas duas músicas, "Homossexual" e "Sob Um Céu de Blues", que torna-se o maior hit do grupo, tocando ininterruptamente nas rádios do sul do país até hoje em dia. Produzido por Vinícius Canto e gravado nos estudios da EGER em Porto Alegre.
No ano seguinte, após uma tour por Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, o grupo termina suas atividades por decisão de Nei Van Sória, que abandona o grupo no meio dessa turnê.
Os Cascavelletes teve um tempo muito curto de duração, mas continua sendo muito influente até os dias atuais pelo o seu som irreverente e com letras polêmicas.

DISCOGRAFIA:
1987 - Demo Vortex
1988 - Os Cascavelletes Ao Vivo no Ocidente
1989 - Demo Pré-Rock'A'ula
1989 - Rock'A'ula
1990 - Demo
1991 - Demo

2 comentários:

  1. sou amigo pessoal do basso e do alexandre(fomos colegas de aula) e o cara que escrveu isto aqui erro feio ao afirmar que a habilidade individual dexava a desejar?????? porra os cara eram baitas musicos antes do casca,,o barea era o melhor batera de metal de poa,pois na epoca tinha o astaroth e leviaethan. e o cara quebrava tudo na PESADELO,o basso ja era um puta baixista da propria pesadelo, e depois ficou guitarista e compositor de mao cheia,,,,,,,entao ou o cara nao via o9s shows,ou ta de sacanajem

    ResponderExcluir
  2. Tem outras informações erradas tb, qdo n se tem conhecimento, n se deve escrever pro público. Dá info errada e passa por ignorante.

    ResponderExcluir