terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Do Subúrbio a Vitória.

Ontem o Brasil pode ter acordado triste sabendo que o Ronaldo ia anunciar o fim de sua carreira como jogador profissional. O fato é que eu não acordei triste, pois além do futebol ser irrelevante para mim, domingo a noite uma banda de ROCK boa foi consagrada no grammy com o prêmio de melhor álbum do ano! Estamos falando do Árcade Fire, fundada no canadá em 2003.
Muitos gostam, outros duvidam da idoneidade dessas premiações, discussões a parte, o fato é que de vez em quando elas acertam e domingo foi um desses dias. Nessa era em que a musica mundial está dominada pelo Rap e pelo Pop, as bandas de rock, seja qual for sua vertente, acabam ficando renegadas aos prêmios secundários, e todas manchetes sempre se voltam as ladys gaga ou justEn bieber espalhados por ai (menção honrosa ao portal da Globo e ao Rolling Stone que colocaram lady gaga como vencedora do prêmio de “álbum do ano”, espero que tenham corrigido o erro hoje).
Pra quem não conhece o Arcade fire nasceu em Montreal na província de Quebec no Canadá, a banda é composta por 8 integrantes e utilizam instrumentos como harpa e xilofone em seus shows, o que é um diferencial que já á vontade de conferir.
Desde que lançou seu primeiro álbum, “Funeral”, em 2004, a banda tem uma carreira ascendente. David Bowie (que chegou a cantar com o grupo) declarou que era uma de suas bandas preferidas dessa geração e o U2 passou a usar a musica “Wake Up” deste álbum na abertura da sua turnê “Vertigo” (aquela que passou pelo Brasil e deu toda confusão na compra de ingressos). Este primeiro álbum da Banda traz a morte como tema principal, motivada provavelmente pelo falecimento dos familiares de alguns dos integrantes durante a gravação do disco.
O segundo disco “Neon Bible” lançado oficialmente em 2007, mantém a atmosfera sombria que é característica da banda, gravado dentro de uma igreja, traz como single a faixa “Black Mirror”. Dentre as onze musicas do disco, destaque para a belíssima “No Cars Go”.
“The Suburbs” lançado ano passado, é o disco que levou a banda a ganhar o Grammy e seu tema está no nome: A vida no subúrbio, já que o vocalista Win Butler, e seu irmão, Willian Butler foram criados no interior do Texas.
“Funeral” foi um álbum de estréia incrível, como muitas bandas gostariam de ter um primeiro álbum com tamanha qualidade, já “Neon Bible” fica apenas como uma seqüência de boas musicas, mas sem tanto destaque. Já em “The Suburbs” o grupo coloca a prova toda sua criatividade e experiência adquirida nesses poucos anos e sai vencedor. Um álbum que não é linear e pode surpreender a cada faixa. Depois do rockzinho que abre o disco, faixa que leva o mesmo nome do álbum, se encontra a melodia elegante e interessante de “Rococo”, o piano vintage em “Suburban War”, um folk sombrio chamado “Deep Blue” e quase fechando o álbum a surpreendente “Sprawl II” com vocal feminino e um pouco de electro. Poucas bandas buscam se reinventar hoje, e geralmente quando acontece, é buscando ser mais comercial, o Árcade Fire e reinventa em nome da Criatividade.
Muita gente reclamou na internet sobre a vitória do Arcade fire, talvez quisessem mais do mesmo vendo uma cantora pop subir ao palco( Provavelmente quem reclamou foi a imensa massa de adolescentes fãs desses artistas), muitos ao invés de RESMUNGAR deviam abrir o ouvido para o que pode ser bom, e garanto que não sairiam desapontados, Não é preciso se vestir de carne, entrar dentro de um ovo, ou ter a franja colada na cara para ser reconhecido. As vezes o Grammy acerta. Também acertou chamando-os pra tocar ao vivo! Foi uma PUTA apresentação!
PS: O Black Key marcou presença e levou o prêmio com “Brothers” de melhor álbum de musica alternativa.
PS2: Mick Jagger também mostrou como se faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário