domingo, 20 de fevereiro de 2011

Falem bem ou falem mal...


Se tem uma coisa que os Beatles ensinaram para a música nos anos 60, essa coisa foi: Propaganda é a alma do negócio. Foi com os rapazes de Liverpool que começou toda essa cacarecagem de broche com símbolo da banda, mochila, palheta, isqueiro... Desde então, isso foi usado à exaustão por quase todas as outras bandas que surgiram na grande mídia. Por muito tempo foi o que funcionou com perfeição.
Mas estamos no século XXI, e se broches já não fazem mais parte da nossa geração e vender disco não dá mais dinheiro, vale qualquer coisa pra se promover. E aí eu quero dizer qualquer coisa MESMO.
A ameaça mirim Justin Bieber é uma das provas mais concretas. Já disse outrora que o garoto já assinou até linha de glitter, mas a mais nova do rapaz é ainda mais ousada, embora menos "metrossexuada": Se não rolou convite para fazer show no Superbowl, porque não participar do jogo das celebridades da NBA? Exato, Bieber estava lá, jogando basquete com outras celebridades e com astros da liga, e ainda ganhou o prêmio de "MVP" (jogador mais valioso) da partida. Quer exposição maior? Marketing, na certa!
Os maiores representantes do mundo Pop, em vez de batalharem entre si, arranjaram outra chave do sucesso, é o famoso "Unidos venceremos". Parcerias puramente comerciais se tornaram extremamente lucrativas, como é o caso de "California Gurls", que une Snoop Dogg e Katy Perry, além é claro de "Telephone", com Gaga e Beyoncé. Porque o que é mais lucrativo do que uma das maiores vencedoras do Grammy da atualidade ou do que a maior promessa do Pop?
As duas juntas, claro!
Música é capitalismo, e mesmo os amantes dela tem que se conformar com essa definição, atualmente. Inclusive o Radiohead, que lançou o ótimo "In Rainbows" com pagamento facultativo, mas não repetiu a dose no obscuro "King of Limbs", recém saído do forno. A compra ainda é virtual, mas os preços são fixos.
Porque ninguém se alimenta de vento, né?
Há quem diga que a atitude do Radiohead na venda do "In Rainbows" foi só para se promover como pioneira nesse tipo de comércio virtual. Afinal de contas, os Beatles nos ensinaram que o marketing é a chave pra qualquer sucesso, certo?
Não tenho opinião formada. Só não gosto quando dizem que Amy Winehouse abusa dos alucinógenos só para aparecer na mídia, e faz disso sua maior propaganda. Sabemos que é totalmente mentira, porque ninguém faria isso consigo mesmo.
Não sabemos?

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