segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cada Um Pro Seu Lado



Tudo que é bom um dia acaba, como já diria mais um ditado popular e bastante brega que muita gente insiste em te dizer pra que você se conforme com alguma perda. E não por isso deixa de ser verdade, o grande problema é quando algo muito bom acaba, e te deixa sem saber o que esperar do futuro. E foi exatamente isso que os nossos eternos amigos Noel e Liam Gallagher resolveram fazer com o, como citado antes, muito bom Oasis.

Que o Noel já estava cansado de carregar o violão dele por aí e de cantar pra multidões todo mundo já sabe, até porque qualquer um na idade e nas condições de vida do paizão, faria o mesmo. E igualmente, todos sabem que o Liam também já parecia estar bem menos empenhado pra fazer a coisa ficar bonita. (o que não faz diferença nenhuma, sabendo que desde que eles estejam no palco ou no estúdio, isso já torna a coisa diferente.)

Mas o que realmente preocupou a mim e a muita gente, não foi pra onde o Noel iria viajar com a família ou onde o Liam ia comprar cerveja no fim de semana, e sim o que iria acontecer com tudo que os dois construíram juntos, o tal do Oasis. Isso sim foi o fato preocupante, depois de anos de espera por um novo álbum, que foram devidamente recompensados com um Dig Out Your Soul, uma turnê relativamente grande, que passou até pelo Brasil pra deixar no mundo o último gosto do que foi o Oasis, a famosa banda que despertou o rock no coração de muita gente, de repente tudo acaba com uma briga como qualquer outra das milhões que todo mundo já viu/ouviu falar entre os dois irmãos.

As coisas aconteceram rápido, e pouco tempo depois Liam anuncia que iria formar uma nova banda com os integrantes do atual Oasis, o que ele realmente fez, e deu o nome de Beady Eye. E é exatamente aí que eu quero chegar.
Depois de um vai-e-vem de notícias, gallaghers trocando farpas um com o outro, um monte de confusão, foto das guitarras quebradas, Liam dá um passo a frente e lança o primeiro disco de sua nova banda, o "Different Gear, Still Speeding"
É óbvio que qualquer um que admirou e admira o Oasis fica com um pé, talvez até dois pés atrás em relação a qualquer coisa que seja feita por um Gallagher sem o outro.. afinal, não adianta negar, Gallagher bom são os dois juntos. Sem desmerecer todo o talento e a genialidade do irmão mais velho, e também não subestimando Liam, mas a tradição se fez assim e essas coisas são difíceis de se quebrar.

Bom, mas falando em música, o álbum, com 13 faixas, é bom como todos esperavam, Liam claramente tenta mostrar um lado mais subcultural, com um leque diferente de influências daquelas que o mundo estava acostumado devido aos anos de Oasis, conseguindo imprimir isso até na postura da banda, e nos instrumentos usados na gravação. Um rock n' roll bem feito, pescando inovações em diferentes gêneros musicais, com os vocais carregados e clássicos. O disco é, na minha opinião, o melhor que Liam pode fazer sozinho.

Mas não adianta, pra quem já tem esses dois irmãos dentro do coração, juntos (e isso diz respeito a um grande número de pessoas, afinal, quem já se prestou a gostar do Oasis um dia, nunca deixa de gostar, e gosta muito) a musicalidade, poesia e talento de Noel ficam evidentemente em falta na nova banda. Não estou traçando nenhum tipo de comparação, afinal, são propostas diferentes, mas pedir para que qualquer um analise Liam como ele por si só é pedir demais.

Notícias correm e Noel diz que também vai lançar seu disco no segundo semestre, e o lado bom que a Beady Eye trouxe para os meus ouvidos e meu coração é já saber o que esperar também desse álbum: Bom, legal, mas tá faltando alguma coisa.
 

Falam que o que deus juntou ninguém separa, né? Ah se tivesse sido ele quem juntou esses dois.. mas não, foi o rock.

2 comentários:

  1. É necessário ser John Lennon ou Paul Maccartney pra se bastar sozinho após anos de parceria. Ser Lennon e Mccartney eles até tentaram. Mas Oasis não era Beatles

    Oasis era Oasis.
    E que falta que faz, meu Deus.

    ResponderExcluir
  2. Último show no Brasil: eu fui.


    sentimento de missão cumprida!

    ResponderExcluir